Tiempo  un día 8 horas 17 minutos

Fecha de subida 20 de febrero de 2017

Fecha de realización febrero 2017

5,8

cerca de Três Barras, Santa Catarina (Brazil)

Acampamento no Monte Crista com acesso as Cachoeiras do Rio Três Barras, com marcação de algumas áreas de Acampamento da região.

O Monte Crista é a montanha mais popular da região de Joinville em Santa Catarina.
Seu acesso se dá por uma trilha histórica calçada com pedras, um vestígio do caminho dos Ambrósios, um dos caminhos coloniais utilizados para cruzar a Serra do Mar desde Curitiba até a Baia da Babitonga (e vice-e-versa). Segundo alguns estudos, este caminho foi aberto no ano de 1762 e foi utilizado pelo espanhol Francisco Cabeza de Vaca, o qual realizou uma travessia por terra de Asunción (Paraguai) até o Oceano Atlântico no século XVI, tendo descoberto as Cataratas do Iguaçu. Acredita-se que o trajeto percorrido pelo Caminho dos Ambrósios foi aberto seguindo um roteiro ainda mais antigo, um ramal do Caminho de Peabiru, o qual alguns pesquisadores acreditam que percorre mais de 3 mil km até a cidade de Cusco, no Peru. O Peabiru foi percorrido por indígenas, bandeirantes e jesuítas nos períodos de colonização.
A trilha começa praticamente no nível do mar, atravessando uma floresta úmida e densa, que perde sua opulência com o ganho de altitude, chegando na região do cume aonde predominam campos.
Próximo ao cume do Monte Crista existem algumas rochas posicionadas de tal forma que lembram a figura de um homem sentado (Guardião), o qual alguns acreditam ser um indicativo ligado ao caminho histórico que percorre a montanha.

Ao acampar lembre-se: As fogueiras são proibidas em locais ambientalmente protegidos. A atividade enfraquece o solo e representa uma das grandes causas de incêndios florestais. Ao cozinhar utilize fogareiro, para iluminação use lanterna e para se aquecer, basta ter a roupa adequada ao clima do local que se está visitando. NUNCA deixe nenhuma forma de lixo nas trilhas ou montanhas, recolha o lixo que encontrar se for possível. Preservemos a beleza natural do mundo.

Deixamos o carro no Estacionamento Monte Crista, com o Sr. Ari, a taxa da diária do veículo é de R$ 15,00 e a taxa travessia da ponte ida e volta R$ 4,00. O caminho é bem aberto com algumas bifurcações pelo caminho, recomenda-se conhecer a região ou ter auxílio de um mapa. Logo no início tem a travessia do Rio Crista onde deve se atravessar um rio cuja profundidade varia muito conforme as chuvas na região, sendo algumas vezes impossível realizar a sua travessia. Na região da clareira descansamos e fomos nos banhar na cachoeira ali próxima na trilha de acesso a direita.
Passamos no outro caminho menos usado que possui uma gruta que pode servir de abrigo para uma barraca em casos de emergência, retornando para a clareira.
No meio da subida ainda há um mirante (sobre uma rocha), onde é possível ter uma bela vista de Joinville, São Francisco do Sul e região. A subida é facilitada por três "grampos" presos na pedra. Foi realizado a ascensão ao Monte Crista, até a região próxima do "guardião", ali próximo dos acampamentos, escondemos as cargueiras e seguimos de ataque até cachoeira seguindo uma trilha bem demarcada a esquerda.
A descida na parte do rio é de forte inclinação e exige cuidado redobrado com escorregões. Para ter acesso as cachoeira daquela região o aceso se faz por rochas e uma pequena trilha lateral a direita. Tenha atenção no verão com possíveis cabeças d´água no local, conforme existem alguns relatos. O local é lindíssimo com um belo local de banho e contemplação. Na última cachoeira que acessamos atrás da rocha tem a existência de uma "bela ducha" para se banhar.
Retornamos as cargueiras e seguimos até o guardião e posteriormente montamos acampamento no alto para melhor contemplação do pôr do sol e seu nascer.
Neste dia de fevereiro pegamos um visual limpo e muito bonito, com pouco vento e infestado de pernilongos e mutucas, foi uma noite quente dentro das barracas para não ser atacado pelo insetos.
No retorno no outro dia seguimos até o guardião para fazermos algumas fotos. E exploramos uma descida diferente, mais curta de percurso, mais fechada e estreita es mais íngreme no trajeto que liga a trilha tradicional.
Seguimos até a clareira e acessamos outro caminho que dá acesso a uma cachoeira maior do Rio Três Barras, cuidado ao descer neste local é de forte inclinação e exige cuidado redobrado com escorregões além de possuir um solo bem instável. Vale muito a pena de exploração deste local que mantém-se belíssimo e mágico como toda a região. No retorno descemos pela trilha que costeia o lado do rio para evitar uma parte do trecho conhecido como saboneteira, apesar de ser mais longo e bem lamaçento se torna mais fácil e rápido não tendo que ficar evitando a todo o tempo os escorregões habituais em rocha úmida com limo. Neste dia os pontos de lama estavam pequenos devido ao calor dos últimos dias.
No final do trajeto ainda aproveitamos para tomar mais um banho no Rio Crista que possui várias áreas de banho.
Neste trekking aproveitamos muito bem o Monte Crista com muitas das belezas que o local possui.
Trilha realizada com o grupo: Sem Limites!
(Anderson, Aroldo, Dayanne, Deisi, Jhônatas, Johnny, Priscila, Ricardo).
A felicidade verdadeira deve ser compartilhada!
Estacionamento
Captação de água

• Foto de anderson_schmitt

anderson_schmitt 20-feb-2017

Ótimo relato e descrição Johnny!
    Foi realmente maravilhoso, a região é lindíssima.

Como alguém do grupo comentou durante a trilha, "é mais fácil morrer afogado do que de falta de água no Monte Crista!", o lugar é rodeado de rios e córregos com aguas claras e refrescantes. O calor estava intenso, pra mim os banhos de rio e as belíssimas quedas de água foram o destaque!

• Foto de Dayanne

Dayanne 01-mar-2017

Uma das melhores trilhas da região. Combinação perfeita entre as montanhas e cachoeiras!

• Foto de LEWISKI

LEWISKI 16-oct-2017

Ola! Estou traçando um percurso para ir, de bike, de Tijucas do Sul até Garuva, descendo pela trilha Monte Crista. Seria isso possível? Sei que vou ter longos trechos de emburra bike. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/monte-crista-rio-cachoeiras-garuva-sc-16488464#wp-16488500/photo-10340915

Johnny S 17-oct-2017

Cara, meu conhecimento de bike é limitado.
    Mas acredito ser bem complicado o acesso por bike, a parte de trilha será muito tempo carregando-a. O bom seria você fazer uma visita ao local antes conhecê-lo para sondar. Não conheço ninguém que vá de bike por essa região.
    Abraços. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/monte-crista-rio-cachoeiras-garuva-sc-16488464#wp-16488500/photo-10340915

• Foto de heliomb

heliomb 16-dic-2017

Fiz a Trilha no dia 10/12/17, a trilha que costeia o lado do rio é mais fechada com alguns pontos obstruídos devido queda de árvores e até mesmo por ser menos utilizada, tive de usar o mapeamento pelo GPS disponibilizado pelo nosso amigo Johnny para me localizar, no ponto sinalizado como "córrego ao lado do rio" tem uma belíssima piscina natural, irei retornar para fazer umas imagens aquáticas.

Adoramos o desafio.

Johnny S 18-dic-2017

Show. Heliomb que bom que o mapeamento pode auxilar-lhe, esta trilha é realmente muito linda.
    Abraços.
    E bons desafios.

• Foto de lucas8tc

lucas8tc 08-ene-2018

Johnny, quanto tempo você levou pra realizar esse percurso?

Johnny S 08-ene-2018

O Tempo do percurso seria em torno de umas 7 a 9 horas.
    Para este percurso mais completo sempre fiz com cargueira e acampando, utilizando dois dias para aproveitar bem o local, recomendo se possível ir com tempo para acampar neste local fantástico e sempre atente-se as condições climáticas.

• Foto de aidinmehrabani

top...

• gbg.guilherme 09-abr-2018

Johnny!! Otimo relato.
    Você comentou que tem subidas feitas em grampos, eu estou planejando ir com meu cachorro de garuva até as represas de vossoroca, passando por esse caminho. Acha viavel levar o cachorro, ele é grande 25kg.

Valeuuu

• Foto de Cleverarruda

Cleverarruda 10-abr-2018

Guilherme, teu cachorro vai adorar !! Manda ver !! Divirta-se.

• Foto de Gustavo Garcia Sanches

Gustavo Garcia Sanches 27-jul-2018

Sensacional. Belo relato e bela pernada.

Johnny S 05-ago-2018

Valeu Galera!

• marcelo.lsilva27 04-sep-2018

Johnny, bem marcada sua trilha, sabe me dizer se ainda tem o caminho da esquerda? Fiquei sabendo que desbarrancou, isso procede.

Johnny S 15-sep-2018

Olá Marcelo.
    Desculpe a demora na resposta, mas estive pesquisando com alguns amigos que foram recentemente e nenhum deles sabe sobre área de desmoronamento, existe trajetos bem eroditos devido as últimas chuvas mas não que tenham impossibilitado a passagem.
    Espero poder ter sanado sua dúvida.