Tiempo  una hora 41 minutos

Coordenadas 789

Fecha de subida 29 de enero de 2018

Fecha de realización enero 2018

  • Valoración

     
  • Información

     
  • Fácil de seguir

     
  • Entorno

     
-
-
629 m
409 m
0
1,3
2,6
5,18 km

Vista 4084 veces, descargada 429 veces

cerca de Lençóis, Bahia (Brazil)

Trajeto entre a cidade de Lençois e a Cachoeira do Sossego, no Parque Nacional da Chapada Diamantina. Trata-se do trecho a pé. Para deslocamento até o ponto inicial, usar a ferramenta “Get drive directions to this location”, na coluna à direita da tela.

COMO CHEGAR:
A cidade de Lençois é o “centro” da Chapada Diamantina, onde estão concentradas os serviços de turismo. A cidade está a 420km de Salvador e a 24km do aeroporto de Tanquinho/Lençois.

De carro o acesso é via BR-242, de ônibus a Rápido Federal é a empresa com linhas mais constantes que entram na cidade. A EMTRAM também possui alguns ônibus que entram em Lençois, mas são mais raros.

Para chegar até o ponto inicial desde o centro, suba a rua principal e entre à esquerda na praça do coreto. De lá siga “direto” pelas ruas. O ponto inicial é o mesmo da trilha para o Ribeirão do Meio, então é bem conhecido na cidade.

A TRILHA:
No ponto inicial há um estacionamento e duas pessoas que vendem alguns produtos. Embora exista o estacionamento e a cobrança seja justa, não há qualquer problema em deixar o carro estacionado na rua (desde que tenha lugar para parar).

A trilha para o Ribeirão do Meio começa bem ao lado de uma barraquinha, para o Sossego é preciso seguir a rua de terra à direita até o fim, a trilha começa ao lado de uma porteira e vai acompanhando a cerca. Nesta parte inicial a trilha segue em meio a mata, por um aclive suave e bem sombreado. A trilha é bem definida e não apresenta bifurcações neste trecho inicial.

Após o suave aclive, a trilha estabiliza e chega numa parte descampada, com visual para o vale do Rio São José (esquerda) e do Rio Ribeirão (adiante/direita). Embora este trecho seja sobre um lajeado, as rochas estão gastas, então é possível ver o rastro com clareza. Ainda assim, é preciso ter atenção em alguns pontos, para não sair do caminho principal.

Com 1.8km de caminhada chegamos a uma importante bifurcação, principalmente no retorno. Adiante/direita segue a trilha para o Sossego. À esquerda temos a trilha que desce para o Ribeirão do Meio. Se você pretende fazer Sossego + Ribeirão do Meio no mesmo dia, desça pelo lajeado na volta. São cerca de 10 minutos da bifurcação até o Ribeirão, a trilha é simples pelo lajeado, basta seguir os rastros, sempre paralelo ao rio.

Após a bifurcação predomina um ligeiro declive, a trilha para por um córrego de águas claras (com pequenos poços) e se aproxima do leito do Rio Ribeirão. Neste trecho caminhamos sobre alguns trechos calçados, já que a trilha dava acesso às zonas de garimpos. Depois de aproximar bastante do Rio Ribeirão, inclusive há uma pequena trilha de acesso ao leito do rio, começamos uma longa subida paralela ao rio. Este trecho também é bem sombreado, o que atenua o desgaste físico.

Em dois pontos a trilha desemboca no leito do rio, mas é preciso deixar a intuição de lado, pois há trilhas discretas que seguem à direita, evitando que o pula-pedra comece precipitadamente. Atente-se aos pontos marcados no tracklog. Com 4km de caminhada, finalmente, chegamos ao leito do rio, por onde a trilha continua.

Depois de avançar alguns metros pelo leito, chegamos a um pequeno poço. Se o nível das águas estiver normal ou um pouco acima do normal, é possível cruzar esse poço sem molhar os pés, passando pela direita, margeando a parede. Se estiver muito cheio, será preciso entrar na água, mas a trilha não é recomendada nesses casos.
Depois de cruzar o rio, há um imenso bloco rochoso adiante. É possível passar por um vão por baixo desse bloco e atalhar uma parte do caminho, evitando a trilha que contorna esse bloco. Se não quiser passar por baixo, no tracklog está marcado o percurso pela trilha que dá a volta. Depois da rocha a trilha segue pela margem esquerda, entre a mata, até alcançar o leito novamente.

Nesta parte final, boa parte da trilha é pelo leito do rio. Então observando o nível da água e as pedras, é possível definir o melhor caminho. Trocamos de lado somente uma vez nesta parte e avançamos pelo leito até chegar a uma curva do rio, onde há uma trilha que segue pela mata.

Depois de atalhar pela trilha da mata, basta manter a caminhada próximo ao paredão da esquerda e rapidamente você chegará ao poço da cachoeira.

Cachoeira bem interessante, poço grande, ótimo para banho, com algumas partes rasas e outras bem profundas, sendo possível até saltar em alguns locais. O sol ilumina bem o local até o início da tarde, por volta das 14~15h.

OBSERVAÇÕES:
> Cachoeira inserida no Parque Nacional da Chapada Diamantina, uma unidade de conservação federal. Acesso livre e gratuito.

> LEVE SEU LIXO DE VOLTA E NÃO FAÇA FOGUEIRAS.

> Mesmo com o tracklog, alguns pontos são confusos, então experiência em seguir trilhas é essencial. Se não estiver seguro, contrate um condutor local.

> Embora boa parte do caminho seja sombreada, o Sol castiga nos trechos descampados. Use chapéu e protetor solar!

> Sinal de celular no trecho inicial.

> Trilha de nível moderado para experientes, para iniciantes a dificuldade varia entre moderado e difícil. As partes mais complicadas envolvem pular pedras, atravessar o rio, piso irregular, subidas e descidas moderadas.

> Trilha não recomendada para dias chuvosos ou para os casos de chuva forte na noite anterior. No caso de chuva durante a trilha, algumas passagens podem ficar mais escorregadias que o normal, aumento o risco de tombos e acidentes. No caso de chuva forte na noite anterior, o nível do rio pode subir consideravelmente e dificultar bastante a conclusão desta trilha, principalmente na parte final.

> Boa disponibilidade de água no caminho, uma garrafa por pessoa é o suficiente.

Ver más external

Waypoint

Início trilha

Waypoint

Lajeado

Waypoint

Água

Waypoint

Direita Sossego/Esquerda Ribeirão do Meio

Waypoint

Córrego

Waypoint

Acesso rio

Waypoint

Direita

Waypoint

Direita

Waypoint

Direita

Waypoint

Bancos

Waypoint

Trilha discreta à direita

Waypoint

Chegada ao leito/seguir pelo rio

Waypoint

Cruzar rio

Waypoint

Esquerda trilha/Direita passagem pela rocha

Waypoint

Chegada ao leito

Waypoint

Cruzar rio

Waypoint

Trilha pela mata

Waypoint

Cachoeira do Sossego

Waypoint

Estacionamento/Seguir pela direita

WAYPOINT 19

13 comentarios

  • oFelipeAlves 11-ago-2018

    He realizado esta ruta  verificado  ver detalle

    A parte de caminhar sobretudo as pedras no leito do rio é chata, e um pouco difícil de avaliar por onde é melhor ir. De resto, é tranquilo seguir.

  • Foto de Hélio Jr

    Hélio Jr 13-ago-2018

    Felipe Alves,
    obrigado pelo feedback. Realmente, caminhar por leito de rio não é uma tarefa simples e é uma situação bem comum na Chapada Diamantina. Felizmente, nesta trilha, o trecho pelo leito é curto e intercalado com algumas trilhas laterais.

  • Foto de pjcordeiro

    pjcordeiro 22-sep-2018

    Perfeito

  • Foto de Edu Couto

    Edu Couto 06-nov-2018

    Show de bola Hélio!! Vc manda muito bem!! Muito obrigado! Fiz essa e outras com sua ajuda. Vc tem insta? Queria te seguir ver suas fts e trips! Abraço!!

  • Foto de Andriel Lima

    Andriel Lima 02-ene-2019

    He realizado esta ruta  ver detalle

    Tudo certo, fiz ela e deu certinho. Só demorei mais pq as vezes eu saia da trilha do leito do rio e ia pulando pedras. Levei meus pais de 50 anos, fomos 7hs da manha, chegamos quase 10hs devagar, saímos de la 13hs e chegamos em lençóis 15h30.

  • Foto de Herbert Fialho

    Herbert Fialho 19-ene-2019

    Excelente!! Trajeto ilustrado com fotos, showw!! Obrigado, amigo!!

  • Cananea 06-mar-2019

    He realizado esta ruta  ver detalle

    Excelente descrição me ajudou muito. 👏👏👏👏. Obrigado.

  • bianca.delissandri 01-abr-2019

    He realizado esta ruta  ver detalle

    Lugar lindo. <3
    Trilha moderada. Tomar cuidado para não escorregar nas rochas.

  • Foto de Raul Alexandre

    Raul Alexandre 04-abr-2019

    Há possibilidade de dormir próximo a cachoeira ou região mais próxima dela? Numa barraca de 2p. Pretendo fazer a travessia capão X lençóis e ir até o sossego mas já seria fim de tarde.

  • Foto de Hélio Jr

    Hélio Jr 04-abr-2019

    Raul,

    é um local difícil de armar barraca. Próximo a cachoeira talvez você encontre algum espaço no trecho que a trilha passa pela mata. O mais certo mesmo é próximo ao ponto "bancos", lá tem espaço.

    Não sei qual roteiro você pretende fazer, mas dá pra sair do Capão pela "Trilha das Mulas" e, ao invés de subir a Serra do Grisante, descer acompanhando o leito do Rio Lençois até o topo da cachoeira do Sossego. Dizem que nesta região tem uma toca, que você poderia utilizar como pernoite.

  • Foto de Raul Alexandre

    Raul Alexandre 04-abr-2019

    Na verdade a intenção se tudo correr certo será sair capão, fumaça por baixo, capivara, palmital, ribeirao do meio e sossego, 4 dias e 3 noites.

  • Foto de Hélio Jr

    Hélio Jr 04-abr-2019

    Então considere a área do ponto "bancos", será a melhor opção.

  • Foto de Diogo Schuhli

    Diogo Schuhli 02-sep-2019

    He realizado esta ruta  verificado  ver detalle

    Obrigado por compartilhar! Usei e deu certo.

    Abs

Si quieres, puedes o esta ruta