Fecha de subida 20 de octubre de 2017

Fecha de realización octubre 2017

2,2
4,4

cerca de Cerquido, Viana do Castelo (Portugal)

Um passeio na encosta nascente da Serra de Arga é o que nos propõe este trilho, que parte da localidade de Cerquido (concelho de Ponte de Lima), sobe até à Porta do Lobo e desce depois até a Arga de Cima (concelho de Caminha).
Pelo caminho oferece-nos bonitas vistas sobre o vale do Rio Lima e do seu afluente Rio Estorãos, passa por uma chã (com a possibilidade de se encontrar gado ou garranos), visita os Moinhos do Covão e lugares da freguesia de Arga e finaliza com a passagem pelas ruinas da Casa do Guarda Florestal do Alto do Cavalinho e os vestígios do Fojo do Lobo ali existentes.

A Câmara Municipal de Ponte de Lima apresenta-nos este e outros trilhos no seu site oficial de promoção turística, onde podemos descarregar o respectivo folheto. O traçado é feito maioritariamente em anel, com uma pequena parte linear que o liga à Capela de Santa Rufina (no Cerquido).

Temos partes do traçado deste trilho partilhado com outros percursos pedestres oficiais, nomeadamente:
- A Grande Rota de Montanha - Ponte de Lima, desde o ponto de início (junto da capela de Santa Rufina) até ao km 0,6 e desde o km 5,4 até ao final. Este percurso de Grande Rota prolonga-se pelos concelhos de caminha, Ponte de Lima, Arcos de Valvevez e Ponte da Barca. Pelo que apercebi, no concelho de Arcos de Valdevez designam este percurso como GR2 AVV - Grande Rota Intermunicipal do Alto Minho (Arcos de Valdevez Norte).
- O PR1 VCT - Trilho da Montanha Sagrada entre os km 2,6 e 3,0, na zona de planalto mais elevada.
- O PR1 CMN - Trilho da Chã Grande entre os km 3,0 (na porta do Lobo) e 5,4.

Outro trilho também muito próximo com início/fim no Cerquido é o PR9 PTL - Percurso do Cerquido - Da Veiga à Serra (PR IX). Trata-se de um percurso linear que eu publiquei com o acrescento de um trajecto de regresso de forma a ser percorrido em anel.

O trilho está sinalizado de forma bastante razoável, mas nas interligações com o PR1 VCT e com o PR1 CMN não há qualquer sinal que nos diga que este trilho também ali passa, nem para onde. Quem não estiver avisado para estas circunstâncias pode confudir-se no caminho.
Não encontrei obstáculos a ultrapassar. Os caminhos são, em boa parte, feitos com lages de granito (que exigem cuidado com tempo húmido), mas não apresentam grandes dificuldades.
A cobertura florestal quase não existe, pelo que existe grande exposição solar.
Assim, considero a Dificuldade Técnica como "Moderado", devido à má sinalização das interligações com os outros trilhos marcados.

Boas Caminhadas!
Arquitectura religiosa

Capela de Santa Rufina. Interligação com a Grande Rota de Montanha - Ponte de Lima.

Linha de água

Poldras

Bifurcação

panoramica

Miradouro

Puente

Pontelha

Chã. Interligação com o PR1 VCT - Trilho da Montanha Sagrada.

Intersección

Interligação com o PR1 VCT - Trilho da Montanha Sagrada e com o PR1N CMN - Trilho da Chã Grande

Arquitectura religiosa

fuente

Fonte da Urze

Alto da Fonte da Urze

Chã de São João (Chã Pequena)

Alto da Portela

Interligação com o PR1N CMN - Trilho da Chã Grande

Calçada entre muros

fuente

Fonte. Interligação com a Grande Rota de Montanha - Ponte de Lima.

Lugar de Souteiro

Puerta

Cancela

Cancela. Lugar de Reconco.

Ruinas

Casa do Guarda Florestal do Alto do Cavalinho

Fojo do Lobo do Alto do Cavalinho

Abrigo (ruínas)

Faial

Linha de água

Información

Final do PR9 PTL - Percurso do Cerquido - Da Veiga à Serra (PR IX). Casa de Montanha do Cerquido.

VG de Cumeeira

Ribeira do Cavalinho

Ribeira de Zafras

• Foto de josecarlosbellido

josecarlosbellido 14-ene-2019

He realizado esta ruta  verificado  ver detalle

Una maravilla de caminata con una pequeña pega. La subida es increíble: camino hecho de sudor y granito que se ensancha en más piedra desnuda. El segundo tercio, un paseo entre pastos y un fondo de paisaje limiano. Los dos últimos kilómetros, problemáticos: una trocha cuesta abajo para poner a prueba tobillos y rodillas, por lo menos para aquellos que ya peinamos canas. En todo caso, una ruta para disfrutar. Gracias por subirla y añadirle tanta información.

• Foto de cpassos78

cpassos78 13-jun-2019

Fiz esse trilho hoje e se fosse pela intuiçao iria pelo caminho correcto mas como nao havia marcacao continuei pa frente ate axha grande e fonte da urze ai apanhei o Trilho da cha grande ate a porta do lobo! Até ai trilho simplesmente espetacular! Mesmo a descida ate Arga de Cima! Depois da casa do guarda vieram os problemas sem marcaçao ou marcaçao escassa! Trilho cheio de tojo quase nem se ve! A descida pelo lajedo é quase missao impossivel para joelhos e tornozelos e a ultima parte caminho coberto de silvedo impossivel de passar so mesmo os tolos é que o fazem! Mas para nao voltar para tras la teve que ser! Primeira parte 5* depois da casa do guarda nao recomendo ou limpam ou vem fogo! Cumprimentos

Muito bom mas falta manutencao depois da casa do guarda