Descarga

Fecha de realización

agosto 2021
Comparte

cerca de Barral, Viana do Castelo (Portugal)

Percurso circular, não sinalizado, com partida e chegada no lugar de Barral, pertencente à freguesia de S. João de Vila Chã, concelho de Ponte da Barca.O ponto de partida e chegada fica muito perto do local, onde o jovem pastor Severino Alves, então com 10 anos de idade, avistou Nossa Senhora nos dias 10 e 11 de Maio de 1917, dias antes das Aparições na Cova de Iria. Severino Alves faleceu a 13 de Janeiro de 1985, mantendo sempre o que tinha visto.
A serra tem alguns carreiros tapados pela vegetação, pelo que nos obrigou, a recorrer ao alcatrão sempre que não tínhamos outra possibilidade, Pela encosta das Seixosinhas subimos à Chã da Veiga donde se desfrutam belas paisagens - serras do Galinheiro, Amarela e Soajo, bem como o vizinho monte onde está instalado o castelo roqueiro de Aboim da Nóbrega. Pelas serras do Galinheiro e Amarela, funcionou durante a guerra civil espanhola e a segunda grande guerra, a rota da sardinha salgada ( rota de contrabando). Na Chã da Veiga, fomos abençoados por S. Pedro e desde aí, só abandonamos os impermeáveis, depois da descida da Largateira para o Cornidelo, onde fomos encontrar a " Rota Mariana ". Deixamos para o fim a visita aos locais de culto e ao museu.

Cartografia - Carta 29 ( Ponte da Barca ) - escala 1/25.000

Ponto Alto

Cima

VG Chã da Veiga

VG prismático altitude ao topo 622,02 m.