Fecha de subida 4 de junio de 2017

Fecha de realización junio 2017

0,4
0,9

cerca de Castelo de Vide, Portalegre (Portugal)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"
Foi a terceira Via Ferrata a ser aberta em Portugal, resulta de uma parceria da Câmara Municipal de Castelo de Vide com o projeto Alentejo Feel Nature, da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).
É uma via de iniciação e está localizada no penhasco do topo da serra de S. Paulo.
O acesso à via inicia-se junto ao parque de estacionamento da Ermida da Nossa Senhora da Penha seguindo a sinalética amarela até à base do Penhasco onde se inicia a Via. O acesso é de muito difícil identificação, fomos em direção à base do penhasco abrindo caminho por entre a vegetação…
A via ferrata compreende cerca de 200 metros de extensão com magnificas panorâmicas sobre Castelo de Vide terminando no topo junto à Ermida da Nossa Senhora da Penha. O regresso ao parque de estacionamento, no final da Via, faz-se facilmente pela escadaria da Ermida.

Ficha Técnica
Desnível Total: 89m
Época: Todo ano
Pago: Não

IMPORTANTE, por muito “acessível” que pareça uma via ferrata, a progressão deve-se fazer sempre utilizando um sistema específico de auto-asseguramento cuja principal caraterística é a capacidade de dissipar a altíssima energia que advém dos elevados factores de queda que se geram nos acidentes em ferratas.