Dificultad técnica   Difícil

Fecha de subida 1 de diciembre de 2013

Fecha de realización noviembre 2013

6,5

cerca de Branzelo, Porto (Portugal)

O trilho, não sinalizado, de âmbito desportivo e paisagístico, tem início e fim no Lugar de Branzêlo (Rua Central, junto à Escola Primária), Freguesia de Melres, com distância aproximada de 26km, e percorre caminhos rurais e de montanha das Serra de Santa Iria e Serra das Banjas.
Saindo da aldeia de Branzêlo, rumo à Serra de Santa Iria, atingimos no seu cume o marco geodésico a 416 metros. Continuando caminho chegamos à “subida impossível”, assim apelidada pela sua inclinação acentuada dificultada por lajes de lousa solta tornando a sua subida impossível a veículos motorizados e aos amantes de BTT.
O limite mais a Este é a cascata do Ribeiro de Cadeados (Poço Negro), aqui, descemos pelas fragas, ao leito do ribeiro. Descida perigosa, não recomendada em dias de chuva. Já na margem do ribeiro seguimos até à confluência deste com o Rio Mau, continuamos pela margem direita do Rio Mau até junto das ruinas de uma casa (moinho?), fazendo-se o acesso através da janela desta e logo de seguida iniciamos a subida para o miradouro do Poço Negro.
Continuamos a subir e alguns quilómetros a frente estávamos na Gruta das Banjas e logo a seguir nas Minas da Banjas onde ainda de pode observar os carris usado para as vagonetas…
Terminamos já o sol se punha o que nos proporcionou imagens magníficas sobre o Rio Douro.
Pontos de interesse:
Miradouro do Poço Negro;
Gruta das Banjas;
Minas das Banjas;
Panorâmica sobre o Rio Douro.