Actividad

Petrópolis Teresópolis - 3 Dias Com Portais de Hércules. Sem cume do Sino.

Descarga

Fotos de la ruta

Foto dePetrópolis Teresópolis - 3 Dias Com Portais de Hércules. Sem cume do Sino. Foto dePetrópolis Teresópolis - 3 Dias Com Portais de Hércules. Sem cume do Sino. Foto dePetrópolis Teresópolis - 3 Dias Com Portais de Hércules. Sem cume do Sino.

Autor

Estadísticas de la ruta

Distancia
32,41 km
Desnivel positivo
3.275 m
Dificultad técnica
Solo expertos
Desnivel negativo
2.107 m
Altitud máxima
3.184 m
TrailRank 
61
Altitud mínima
985 m
Tipo de ruta
Solo ida
Tiempo en movimiento
10 horas 53 minutos
Tiempo
2 días 4 horas 36 minutos
Coordenadas
5644
Fecha de subida
25 de agosto de 2025
Fecha de realización
agosto 2025
Sé el primero en aplaudir
Comparte

cerca de Bonfim, Rio de Janeiro (Brasil)

Vista 4 veces, descargada 0 veces

Fotos de la ruta

Foto dePetrópolis Teresópolis - 3 Dias Com Portais de Hércules. Sem cume do Sino. Foto dePetrópolis Teresópolis - 3 Dias Com Portais de Hércules. Sem cume do Sino. Foto dePetrópolis Teresópolis - 3 Dias Com Portais de Hércules. Sem cume do Sino.

Descripción del itinerario

Obs: No início do terceiro dia ao sair do abrigo do Sino o GPS bugou e registrou uma elevação de cerca de 3183m, considerar 2140m o correto. Porém todo trajeto e quilometragem estão ccorretos.

LIÇÃO APRENDIDA: Trekking de montanha SEMPRE levar fleece, anorak e segunda pele mesmo que previsão seja de calor. Maior erro da viagem foi achar que não ia fazer frio. Estávamos passando por um veranico, Windy estava marcado mínima de 16°C de madrugada e máxima de 27 meio dia, mas na prática na madrugada fez frio e por não ter levado fleece e anorak passamos frio ao dormir e também impossibilitou levantarmos de madrugada para ver o nascer do sol no Cume do Sino.
Durante o dia estava quente e sem absolutamente nenhuma nuvem, dia perfeito.

Disponibilidade de Água:

Estávamos numa época bastante seca. Os únicos pontos onde havia água corrente e com volume suficiente para conseguir encher as garrafas, em ordem cronologica, eram:
1o dia: Portaria do Parque em Petrópolis, Cachoeira Véu da noiva, Ajax e Abrigo do Açu.
2o dia: Abrigo do Açu e Abrigo do Sino (Não havia água durante todo o percurso, saímos do Açu com 1,5 a 2l de água para cada um e racionamos ao longo do dia, foi tranquilo).
3o dia: Abrigo do Sino e Barragem. (Não havia água durante todo o percurso, saímos do Sino com 1,5l de água para cada um e racionamos ao longo do dia, foi tranquilo).

Relevo e Exposição ao Sol:

Dia 1: Subida o dia todo com 95% do tempo exposto ao sol.
Dia 2: Dia longo com várias subidas e descidas por entre cumes e vales, sempre exposto ao sol também.
Dia 3: Dia tranquilo, apenas descida com 100% do trajeto na sombra das árvores.

Trechos técnicos:

Cavalinho: Para passar seu grupo com segurança pelo cavalinho primeiro você terá que passar o cavalinho sem corda e sem mochila nas costas. Depois a pessoa debaixo joga a corda para você lá em cima. Na sequencia a pessoa de cima iça as mochilas usando a corda. Para passar as pessoas debaixo você precisará dos seguintes equipamentos: Uma corda de 10m (menos que isso é pequena e mais do que isso não tem necessidade), 2 mosquetões e uma cadeirinha. Na parte de cima do cavalinho existe uma chapeleta. Pessoa em cima do cavalinho coloca um mosquetão na chapeleta e nesse mosquetão faz um nó Meia Volta da Fiel, também conhecido como nó UIAA ou nó dinamico (Atenção: Não Confundir com nó Volta da Fiel!). A outra pessoa na parte debaixo do cavalinho então coloca a cadeirinha e passa o outro mosquetão na cadeirinha e conecta a ponta da corda neste mosquetão usando o nó 8 Duplo. A outra ponta da corda a pessoa em cima do cavalinho estará segurando fazendo assim a segurança da pessoa que está subindo. Existem vários vídeos no YouTube ensinando Nó Meia Volta da Fiel e Nó 8 Duplo.
Se eu Lucas for fazer a travessia sozinho para passar sozinho devo fazer o seguinte: Levar a mochila até o máximo que conseguir próximo do cavalinho. Amarrar uma ponta da corda na mochila e subir com a outra ponta da corda amarrada em mim (passando o cavalinho sem a mochila nas costas) e depois puxar a mochila com a corda. Estudar bem como passar o cavalinho vendo vídeos no YouTube. Foi bem fácil de eu Lucas passar sabendo onde pisar e onde segurar. Com mochila nas costas já é bem arriscado. Passar sem mochila.
Obs: Equipamentos foram emprestados pelo Marco, de Caçapava (Amigo do Luiz Eduardo Seide).

Mergulho: Foi bem fácil descer o cavalinho sem mochila nas costas e sem usar a corda, porém Igor teve que passar a mochila pra mim de cima pra baixo. Se eu Lucas for sozinho melhor descer a mochila primeiro usando a corda e depois descer sem a mochila.

Elevador: Bem tranquilo de passar tanto para mim, Igor e Sarah. Porém se alguém tiver muito medo mesmo de altura pode travar nessa parte. Mas no geral é muito tranquilo.

Ritmo de caminhada:

Considero nosso ritmo lento. Minha cunhada estava sem condicionamento físico, por isso andávamos bem devagar, chegavamos no abrigo do Açu já anoitecendo e no Abrigo do Sino já de noite. Porém todos integrantes já acostumados com trilhas de longa duração com mochila cargueira. Ideal iniciar as caminhadas no máximo sempre até às 9h tendo já tomado café da manhã. Exceto primeiro dia que pode começar até às 10horas. Se for ver o nascer do sol nos Portais de Hércules (nascer do sol aconteceu exatamente as 06:10AM) ideal é sair do abrigo do Açu as 04:00 da manhã com cargueira e tomar café da manhã no caminho após Portais de Hércules (se o grupo tiver um ritmo lento igual o nosso considerar sair uns 30min antes ainda). Obs: No desvio para portais de Hércules esconder as mochilas no mato e descer sem cargueira.

No fim do segundo dia chegamos no abrigo do Sino já de noite então não fazia sentido subir para o cume do Sino. No outro dia de manhã também não fomos ver o nascer do sol no Sino pois não levamos fleece e corta vento tornando impossível subir o Sino mal agasalhados. Porém Igor e Sarah foram ver o nascer do sol na Pedra da Baleia e a vista foi incrível (dizem que são 5 min de caminhada apartir do abrigo do Sino). Nascer do sol foi exatamente as 06:10AM. Para aproveitar ao máximo ideal é ter um bom ritmo de caminhada, chegar cedo no abrigo do Sino, armar barraca e subir sem cargueira para ver por do sol no cume do Sino. No nascer do sol dia seguinte ideal é assistir na Pedra da Baleia, pois por ser apenas 5min do abrigo é mais fácil para voltar e sair cedo para o Trekking. Caso não tenha visto o por do sol do cume do Sino vale a pena ver o nascer do sol dia seguinte do cume do Sino ( para ve-lo acordar 05:20 para iniciar a caminhada as 5:30. Considerando que o nascer do sol ocorra as 06:10).

Logística:

O acesso principal à portaria do Parque Sede Petrópolis se dá pelo bairro chamado Correias de Petrópolis e depois seguindo pela estrada do Bonfim. Atenção, pois o Waze pode te jogar por outros acessos que não passam por Correias, e aí nos disseram que a estrada é horrível. O acesso por correias é excelente. Fui com um Ford Ka 1.0 com 3 pessoas e cargueiras ele subiu tranquilamente. Sem muita inclinação, estrada toda asfaltada.

Saímos de madrugada de carro de nossa cidade e chegamos as 8h da manhã em Correias. Tomamos café na Padaria MIGS em Correias (Praça Luiz Furtado da Rosa). Deixamos o carro na casa de Dona Ana (+55 24 99992-1925) a 5 min apé da entrada do Parque em Petrópolis.

Após a travessia, em Teresópolis, optamos por pedir um Uber do parque Nacional de Teresópolis até a casa de Dona Ana em Petrópolis. Essa viagem de Uber dura 2h e percorre a BR-496, estrada boa e asfaltada. Muitas pessoas diziam ser bem difícil conseguir Uber nesse percurso, porém em alguns minutos já conseguimos o Uber. Bem tranquilo. Fizemos uma simulação no app da Uber na nossa cidade quando estávamos planejando a viagem para ver se iriam aceitar essa viagem facilmente e deu certo. No dia, após a travessia também aceitaram facilmente por cerca de 100 reais a corrida, era um sábado por volta de 14h.
Há relatos de que, para pegar Uber, teríamos que descer desde a Barragem até a entrada do parque, cerca de 4km, mas pedimos Uber um pouco depois da barragem (já estávamos perto do Camping do Parque Nacional da Serra dos Orgãos) e deu certo a corrida, o Uber aceitou nos buscar lá.
Outras opções de logística que normalmente fazem é contratar previamente um translado da Barragem até o local onde deixou seu carro em Petrópolis, mas esse serviço custa mais de 300 reais. Indicação que nos deram de quem poderia fazer esse translado é o Arthur (24 99290-2787).
Tambem é possível ir de ônibus, mas é muito trabalhoso).
Chegamos na casa de Dona Ana de Uber por volta de 16h, tomamos um banho e pegamos 5h de estrada até nossa cidade de volta. Nem almoçamos esse dia. Se for realizar viagem longa para retorno, nos indicaram pernoitar no Hostel Aua ali próximo da estrada do parque na Sede Petrópolis e seguir viagem no dia seguinte. É o que eu faria da próxima vez.

Dicas úteis:

Carregador celular:
Dá pra carregar nas tomadas no abrigos, porém tem bastante gente. Levar também Power bank.

Wikiloc:
Ir nas configurações do app na parte de Economia de bateria colocar opção "Sem restrições" (Economia de bateria não restringe atividade do aplicativo). Para economizar bateria ao chegar nos pernoites, salvar a trilha sendo gravada como rascunho e desligar o celular. No dia seguinte é possível retomar a gravação da trilha salva como rascunho. Basta entrar no rascunho, ir em Opções e selecionar "Continuar Gravação". Durante a caminhada sempre usar modo avião e todos os outros app fechados. Manter o wikiloc também fechado e quando precisar abrir, abri-lo pela notificação Pop-up.

ATENÇÃO COM CELULARES E POWER BANKS: Nos acampamentos, deixar celular e Power bank sempre dentro do saco de dormir. O contato direto do frio da madrugada com celular e power bank descarrega os equipamentos.

Panela e talheres:
Não precisa levar. Tem de sobra no abrigo para usar mesmo com lotação máxima no abrigo.

Como levar pizza para trekking!!

Almoço: Levamos pizza. Para conservar, envolvemos cada pedaço separadamente com papel alumínio e colocamos cada 4 pedaços em ziplocks. Não colocar as pizzas na parte de cima da mochila, pois o contato próximo com sol pode estragá-las mais facilmente. Fazendo dessa forma no terceiro dia de Trekking ainda comemos pizza e estavam boas! Ninguém passou mal rsrs. Escolher sabores de pizza com ingredientes que não estragam tão facilmente. Levamos pizza de calabresa e frango com requeijão. Para cada refeição de almoço, cada um comeu 2 pedaços de pizza mais umas paçoquinhas e chocolate de sobremesa.

Puntos de interés

IconoWaypoint Altitud 996 m
Foto de09:30 Dona Ana

09:30 Dona Ana

IconoWaypoint Altitud 1.006 m
Foto de11:17 Gruta do Presidente

11:17 Gruta do Presidente

IconoRío Altitud 1.347 m
Foto de11:17 Rio

11:17 Rio

IconoCueva Altitud 1.332 m
Foto de11:23 Gruta do Presidente

11:23 Gruta do Presidente

IconoCascada Altitud 1.361 m
Foto de11:35 Cachoeira Véu da Noiva Pausa para contemplação e beber água e encher refil 11:50 Retomamos caminhada.

11:35 Cachoeira Véu da Noiva Pausa para contemplação e beber água e encher refil 11:50 Retomamos caminhada.

IconoIntersección Altitud 1.323 m
Foto deInterseção

Interseção

IconoPanorámica Altitud 1.506 m
Foto de12:50 Mirante do Bonfim

12:50 Mirante do Bonfim

IconoWaypoint Altitud 1.550 m
Foto de13:00 Pedra do queijo

13:00 Pedra do queijo

IconoWaypoint Altitud 1.635 m
Foto de13:20 Pausa para almoço  14:00 Retomamos a caminhada

13:20 Pausa para almoço 14:00 Retomamos a caminhada

IconoFuente Altitud 1.797 m
Foto de14:45 Água do Ajax

14:45 Água do Ajax

IconoWaypoint Altitud 1.997 m
Foto de15:43

15:43

IconoWaypoint Altitud 2.059 m
Foto de16:42 Graças a Deus

16:42 Graças a Deus

IconoCueva Altitud 2.142 m
Foto de17:04 Pedras do Açu

17:04 Pedras do Açu

Foto de15:10 Area de camping Açu Segundo dia: 9:27 iniciamos a caminhada depois de tomar café no abrigo

15:10 Area de camping Açu Segundo dia: 9:27 iniciamos a caminhada depois de tomar café no abrigo

IconoWaypoint Altitud 2.169 m
Foto deCruz

Cruz

IconoCima Altitud 2.154 m
Foto de09:50 Morro do Marco

09:50 Morro do Marco

IconoWaypoint Altitud 2.006 m
Foto de10:30 Largarmos a Sarah esperando

10:30 Largarmos a Sarah esperando

IconoPanorámica Altitud 1.872 m
Foto de10:45 Portais de Hércules  11:10 retomamos caminhada pós fotos

10:45 Portais de Hércules 11:10 retomamos caminhada pós fotos

IconoCima Altitud 2.198 m
Foto de12:55 Morro da Luva Foto de12:55 Morro da Luva

12:55 Morro da Luva

IconoWaypoint Altitud 2.139 m
Foto de13:12 Brejo. Não existe água potável bem ponto de coleta de água.

13:12 Brejo. Não existe água potável bem ponto de coleta de água.

IconoPanorámica Altitud 2.083 m
Foto de13:32 Mirante para o garrafão. Cartão postal da travessia  13:47 retomamos caminhada após fotos

13:32 Mirante para o garrafão. Cartão postal da travessia 13:47 retomamos caminhada após fotos

IconoWaypoint Altitud 2.006 m
Foto de14:03 Início Elevador

14:03 Início Elevador

IconoCima Altitud 2.056 m
Foto de14:21 Fim do Elevador

14:21 Fim do Elevador

IconoWaypoint Altitud 2.075 m
Foto de14:50 Morro do dinossauro  Pausa para almoço

14:50 Morro do dinossauro Pausa para almoço

IconoCima Altitud 2.021 m
Foto de16:19 Dorso da Baleia

16:19 Dorso da Baleia

IconoCima Altitud 2.101 m
Foto de16:38 Morro da baleia Foto de16:38 Morro da baleia

16:38 Morro da baleia

IconoPaso de montaña Altitud 2.070 m
Foto de16:47 Mergulho

16:47 Mergulho

IconoPaso de montaña Altitud 2.113 m
Foto de17:07 Cavalinho

17:07 Cavalinho

IconoWaypoint Altitud 2.125 m
Foto de18:11 Chegamos no abrigo  Dia 03:  9:00 Após café da manhã no abrigo, partimos rumo à barragens.

18:11 Chegamos no abrigo Dia 03: 9:00 Após café da manhã no abrigo, partimos rumo à barragens.

IconoCascada Altitud 2.733 m
Foto de11:00 Ponto de água bem fraco mas possível de encher garrafa.

11:00 Ponto de água bem fraco mas possível de encher garrafa.

IconoCascada Altitud 2.568 m
Foto de11:28 Cachoeira Véu da Noiva. Pausa para descanso.  11:52 Retomamos caminhada.

11:28 Cachoeira Véu da Noiva. Pausa para descanso. 11:52 Retomamos caminhada.

Não tinha como pegar água, queda muito fraca e de difícil acesso para alcançar.

IconoWaypoint Altitud 2.375 m
Foto de12:16 Ponte

12:16 Ponte

IconoWaypoint Altitud 2.312 m
Foto de12:41 Barragem. 13:14 Retomada da caminhada pós descanso.

12:41 Barragem. 13:14 Retomada da caminhada pós descanso.

Comentarios

    Si quieres, puedes o esta ruta